As cinco "Solas"
As cinco "Solas"


Pregador: Neemias Lima
Dia 31 de outubro de 2017 a Reforma Protestante completa 500 anos. Provavelmente, o que mais se lembra do evento é a figura de Lutero afixando as noventa e cinco teses na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha, e os cinco “solas” (palavra latina que significa somente).
Sola Scriptura – Somente a Escritura. A Bíblia é destacada como fonte de autoridade para todos os assuntos. O mundo é lido a partir da leitura da Bíblia e não o contrário. Ensina tudo o que é necessário para a salvação do pecado e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado.
Sola Christus – Somente Cristo. Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem, não necessitando este de qualquer instituição ou sacerdote para se aproximar de Deus e ser salvo.
Sola Gratia – Somente a graça. Salvos sem merecimento. Nenhuma ação humana é capaz de ressuscitar o homem de sua morte espiritual, mas a graça, tão somente a graça divina, o alcança e o faz reviver.
Sola Fide – Somente a Fé. Salvos pela graça, mediante a fé. Sem mérito humano. O que pode sugerir ação humana – Eu tenho fé -, não é, pois também esta é uma dádiva de Deus. Todos os homens possuem fé, nem todos a depositam em Jesus Cristo.
Soli Deo Gloria – Somente a Deus a glória. Não havendo mérito no ser humano para sua salvação, reconhecendo que é uma ação divina, a Deus somente a glória. Tudo na vida deve ser para a glória de Deus, porque “d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. Glória, pois a Ele, eternamente”.
A Reforma não deve ser um evento do passado. Todos os dias devemos aferir se temos a Bíblia como fonte de autoridade, se confiamos tão somente em Cristo para a salvação, se temos consciência que fomos alcançados por sua graça, se vivemos tão somente pela fé e se tributamos a Deus toda a glória.