A bênção da caverna

29 abril 2018
Livro: 1 Reis

Pregador: Neemias Lima

“E Elias entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?”I Reis 19:9.

Assim que impôs humilhante derrota aos profetas de Baal, o profeta Elias recebeu ameaçadora mensagem de Jezabel: “Assim me façam os deuses, e outro tanto, se amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles” – I Reis 19.2.

Jezabel era esposa de Acabe, o maldoso rei de Israel. Ela o influenciou aos cultos pagãos e ele tornou-se um terror. Elias que acabara de experimentar grande e corajosa vitória, agora está com medo e procura-se esconder na caverna.

Recolher-se na caverna não é pecado, nem sinal de fraqueza. É revelação da humanidade. Todos experimentam o seu período de caverna. O problema é quando, 1º – a caverna sinaliza medo do que pode ocorrer e, 2º – o tempo recolhido na caverna se estende muito.

Para Thomas Edison, “nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez”. E Richard Nixon é categórico: “Um homem não está acabado quando enfrenta a derrota. Ele está acabado quando desiste”.

Não tenha medo da caverna quando ela sinalizar um momento a sós, um período de reflexão, um tempo de avaliação, um reoxigenar da alma.

Valorize a caverna como símbolo de encontro consigo mesmo, de aproximação do divino, de renúncia da agitação em favor do silêncio. Aproveite esse tempo para se abastecer com quem pode renovar as forças e dar novo sentido à vida.

Não desista, a caverna traz bênçãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *