E.B.D.
E.B.D.


Pregador: Neemias Lima
Seu tradicional nome é Escola Bíblica Dominical. Há quem defenda que deve se chamar Escola Bíblica Discipular. A Dominical pode ser discipular, mas a Discipular, necessariamente, não precisa ser Dominical. Ela pode ser reunir em qualquer dia, em qualquer lugar e em qualquer hora.
A essência não é o dia, nem o local, nem a hora e nem a escola, é ser Bíblica. É fato que que, em alguns lugares, ela tem sido E.B.D.R – Escola Bíblica Dominical Revistal. Lê-se a revista e tudo o que um escritor interpreta, inclusive os textos bíblicos escritos no corpo da lição. Dependendo das intenções, tanto do escritor quando da instituição, servirá para um fim que pode não ser bíblico.
É fato que a Escola Bíblica, seja Dominical ou não, tem valor decisivo na formação do cristão. Mas é fato também que, cada vez mais, menos se interessa pelo estudo da Bíblia. Isso tem gerado um raquitismo espiritual, cristãos nanicos e sem capacidade de resistir aos ataques do inimigo. É sempre bom lembrar que a única arma de ataque ao inimigo é a palavra de Deus. Todas as outras são armas de defesa.
Uma sinalização que, parece-me, estava presente nos primórdios da E.B.D. é a utilização de três verbos: Evangelizar, Batizar e Discipular (ou Doutrinar). Sendo verdade, em que se tornou a E.B.D.? Simplesmente numa reunião de crentes e que, em alguns Círculos, para discussões ocas e vazias sem nenhuma aplicação prática no dia a dia.
Quero convidar você a orar pela E.B.D. Quero convidar você a se interessar mais pela E.B.D. (Escola Bíblica Discipular). Caso o domingo não seja o melhor dia para sua presença, integre-se num outro programa, mas valorize o estudo da Bíblia, é a sua saúde espiritual que está em risco.