Herói ou Vilão?
Herói ou Vilão?

Pregador: Neemias Lima
Após vencer o temido gigante Golias, Davi segue sua vitoriosa escalada e torna-se rei com índices de aprovação invejáveis. No registro de Samuel, é “homem segundo o coração de Deus”.
Firmado, provavelmente, em suas expressivas vitórias como rei em renhidas guerras, Davi perde a batalha mais importante de sua vida: apossa-se de Bate Seba, esposa de general de seu exército, e, para encobrir o seu pecado, articula maldosa estratégia para matar seu esposo. A pena mais delicada e os lábios mais doces de Israel transformaram-se num monstro. É assim que o pecado faz. O músico
por excelência de Israel ganhou uma batalha fora e perdeu outra dentro de casa.
O registro de 2 Samuel 11.27 é esclarecedor: “Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor”. E Deus agiu. E sentenciou: “Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol” – 2 Samuel 12.12.
Sofrimento, dor, traumas, consequências ruins na vida dos filhos e o pomposo rei tornou-se um frangalho. E é no meio dessa cruel dor que Davi produz os mais comoventes salmos.
Lições:
1ª – Cuidado com as grandes vitórias.Elas tem grande poder de ilusão, nos fazendo acreditar que somos alguma coisa e temos algum poder.
2ª – Os mais temidos gigantes não estão do lado de fora, estão do lado de dentro. Estão dentro de nós.
3ª – As dores não são o fim e, no meio delas, podese produzir algo bom. Os mais belos poemas foram produzidos no meio de dor.
4ª – Deus é o Deus da segunda chance. E, se preciso for, da terceira, da quarta, da quinta. Davi teve. Todos terão.
Herói ou vilão? Dependerá das reações de cada um.