SOS Divino
SOS Divino


Pregador: Neemias Lima
O conjunto de letras “SOS” é um sinal informativo de telecomunicações, utilizado para solicitar auxílio em situações de necessidade de socorro. Qualquer pessoa, ao vir esse conjunto de letras, sabe que ali se pode pedir socorro. De forma lendária, não é a realidade, “SOS” foi associado a frases como SaveOurSeamen (Salve nossos marinheiros), SaveOurShip (Salve nosso navio), SaveOurSouls (Salve nossas almas).
Assim, como num acróstico, o SOS divino apresenta uma tríade para a felicidade da pessoa:
1º – S de SERVIR
O Salmo 100.2 diz assim: “Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a Ele com cântico”. Que maravilha é servir. É melhor servir do que servido ser. Quem não vive para servir não serve para viver. Deus não precisa do serviço humano. Como será servido, então? Na vida dos que passam por provações e necessidades. Servir a Deus é servir ao próximo.
2º – O de OBEDIÊNCIA
Nada pode substituir a obediência e nenhuma atitude pode ser aplaudida se, em algum aspecto, por menor que seja, a desobediência impera. Obedecer parcialmente é o mesmo que desobedecer. Nenhuma celebração no templo é capaz de encobrir a desobediência.
3º – S de SUBMISSÃO
Submissão surge a partir de duas partículas: “sub e mittere”. “Mittere” é verbo e significa “enviar” ou “mandar”. “Sub” é uma preposição que quer dizer “abaixo de”. Literalmente, temos “enviar para baixo” ou “mandar para baixo”.
Muito simpática a ideia de submissão como “estar debaixo de uma missão”. No caso, não é submeter-se a alguém, mas a uma missão que, eventualmente, pode envolver uma pessoa próxima. Os tempos modernos desenvolveram grande rejeição a todo tipo de submissão. O termo e conceito são terminantemente rechaçados como se fosse óbice, obstáculo, à felicidade. Quem assim pensa, esquece-se de Tiago 4.7: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês”.
Do livro “A Cabana”, extraímos: “Submissão não tem a ver com autoridade e não é obediência. Tem a ver com relacionamentos de amor e respeito”. Que socorro é necessário agora em sua vida? Qual é a fonte de sua busca? Faça como o salmista: “Dá-nos auxílio, Senhor, para sair da angústia, porque vão é o socorro da parte do homem” – Salmos 108.12.